Frases e coisas do Brasil...

terça-feira, 29 de março de 2011

Septuagésimo oitavo dia...

O Brasil é um país de exemplos. Tivemos durante o mandato do presidente Lula, um forte exemplo de determinação e luta contra a morte inevitável de um câncer e um ex-vice-presidente, que hoje falecera, deixando-nos de luto: José de Alencar. 
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar será velado em Brasília e Minas Gerais. O político morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de câncer.
Alencar foi internado ontem com quadro de suboclusão intestinal. Segundo nota do hospital,teve falência múltipla de órgãos. Ele enfrentava a doença havia mais de 15 anos, passou por 17 cirurgias e várias internações.
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveram antecipar a volta de Portugal ao Brasil para acompanhar o enterro do ex-vice-presidente José Alencar, que morreu nesta terça-feira.
Dilma conversou com o presidente em exercício, Michel Temer, tão logo recebeu a informação da morte de Alencar. Decidiu, então, antecipar a volta de Portugal, onde Lula recebeu um prêmio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa e receberá na quarta de manhã o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra.
Na conversa com Temer, Dilma discutiu detalhes do funeral de Alencar, que será realizado com honras de chefe de Estado. A cerimônia ocorrerá no Palácio do Planalto.
Lula e Dilma embarcam juntos na manhã de quarta, depois da entrega da comenda em Coimbra, direto para o funeral de Alencar. O almoço comemorativo foi cancelado.

O ex-vice-presidente José Alencar, morto hoje vítima de câncer, entrou na política graças a sua atuação empresarial bem sucedida. O sucesso frente à Coteminas, uma das maiores indústrias de tecido do Brasil, o levou para instituições que o colocaram em contato direto com a sociedade civil.
Alencar passou pelas associações comerciais de Caratinga e de Ubá, pela Associação Comercial de Minas e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte. Essa trajetória culminou com sua eleição para presidente da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), que o projetou nacionalmente.

Os recursos do Sesi e do Senai --ligados à FIEMG-- o colocou em contato com setores ligado à educação, cultura, saúde, esporte e lazer.
A visibilidade em Minas impeliu Alencar a entrar para a política, e em 1993 ele se filiou ao PMDB. No ano seguinte, ele se lançou candidato ao Governo de Minas, quando ficou em terceiro lugar. Em 1998, ele tentou uma vaga no Senado Federal por seu Estado: acabou eleito com quase 3 milhões de votos.



No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infraestrutura, membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.
O passo mais importante na política, no entanto, aconteceu na eleição presidencial de 2002, quando, já pelo PL, ele foi o vice na chapa vencedora encabeçada pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva.

No início, Alencar foi um vice polêmico. Ele se notabilizou como um dos principais críticos da política econômica do governo. Suas farpas miravam principalmente a política de juros altos do governo, que tentava, com isso, conter a inflação.
As críticas renderam reclamações da equipe econômica e conversas reservadas com o presidente.
Mas foi a pedido de Lula que a partir de 2004 ele passou a acumular os cargos de vice-presidente e de ministro da Defesa. Ele comandou o ministério até março de 2006.
Foi também naquele ano que a dupla Lula-Alencar disputou e venceu a reeleição presidencial, o que permitiu sua permanência no poder até o fim do mandato.
Alencar, casado com Mariza Campos Gomes da Silva, deixa três filhos (Maria da Graça, Patrícia e Josué) e cinco netos: Ricardo, Geovana, Barbará, Josué e Davi.

twitter...

 The Economist 

If British coalition leaders are finding themselves in agreement, where is the controversy? 


 UOL Notícias 

Radiação supera 3.355 vezes o limite no mar em Fukushima:


 UOL Notícias 

'Treineiros piratas' inflam disputa em 14 cursos na Fuvest:


 CNN Breaking News 

Japanese power company chief hospitalized due to 'fatigue'


 Blog do Noblat 

Corte de gastos emperra ''Minha Casa'' 



 BBC Global News 

Clarke named as Australia captain 



 BBC Global News 

Vettori considers one-day future 



 BBC Global News 

Thailand battles southern floods 



 UOL Notícias 

Inundações na Tailândia já deixaram 11 mortos e 1 milhão de afetados: 


 UOL Notícias 

Avião da American Airlines realiza pouso não programado em Santiago: 


 Blog do Noblat 

Imóveis serão o melhor investimento para brasileiros


 Blog do Noblat 

Gasolina passa de R$ 3 e álcool sobe 13% este ano



 Blog do Noblat 

Chávez recebe prêmio de jornalismo na Argentina



 Blog do Noblat 

Líbia: Obama acha 'muito cedo' para negociar com Kadafi


 Blog do Noblat 

Líbia: 'Misurata é cenário de carnificina inimaginável'


 National Geographic 

Photo of the Day: Kung Fu Master, China  


 The New York Times 

Confusion Over Policy on Married Gay Immigrants


 The Washington Post 

Asian stock markets sidestep Japan nuclear crisis, Middle East unrest to move higher 

 The Washington Post 

China Unicom says 2010 profit down on cost of rolling out third-generation service 


 BBC Global News 

Pullman heads up Booker shortlist 

Nenhum comentário:

Postar um comentário